quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Curiosidades

"Batòn Serviteur" em francês é nada menos que bastão servidor (cilindro que serve para embelezar os lábios).

O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito... Para enfeitar a boca em busca de sensualidade. As mulheres do mundo antigo recorriam às alternativas naturais. As moças do Egito faraônico usavam "Púrpura de Tyr" enquanto as gregas aplicavam uma raiz vermelha chamada "polderos" concentrado de mel para dar um aspecto mais saudável e úmido aos lábios.

Rhocopis,um perfumista francês,foi o responsável pela revolução que definitivamente trouxe o batom para a vida das mulheres deste século. Seu invento, o "batòn serviteur" era uma massa composta de talco,óleo de amêndoas,essências de bergamota e limão,de cor vermelha,cuja textura se devia ao acréscimo de gordura de cervo,envolvido em papel de seda.

Mas,devido ao preconceito contra as atrizes que mais usavam e foram as primeiras conquistadas pelo invento,as dona de casa somente sucumbiram ao encanto do batom durante a Primeira Guerra Mundial.... Pois era vergonhoso...

O formato dos batons também passou por processos de modernização e praticidade. No segundo ano da Primeira Guerra Mundial,apareceu nos Estados Unidos um derivado do "serviteur": um colorante labial em tubinho metálico.Sua difusão na América do Norte foi rapidíssima.

A fórmula sólida do batom teve início na década de 30. Mesmo assim a receita básica não sofreu radicais mudanças. ela é até hoje uma dispersão de cores numa base gordurosa,permitindo a fácil aplicação de uma camada uniforme.

Com as novas técnicas,o batom não apenas dá cor aos lábios,como também protege a pele delicada dos lábios contra o frio,vento e o sol ....

Fonte:http://www.lillyhomepage.com/batom.htm

Um comentário:

MARA CALVIS disse...

PARABENS MENINAS. TEMA MUITO OPORTUNO PARA NOS MULHERES. SABER DE ONDE VEM O USO DO BATOM É MUITO IMPORTANTE, POIS ESTE ACESSORIO NÁO SAIRÁ DE MODA NUNCA.

BJS

MARA CALVIS